Já se encontra instalada, no Jardim Municipal das Lajes das Flores, a exposição ao ar livre de macrofotografia “LIFE BEETLES: Pequenos em Grande”, tendo sido inaugurada no dia 22 de abril pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel.

O projeto LIFE BEETLES é um projeto de conservação de natureza, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, cofinanciado em 55% pela Comissão Europeia.

O LIFE BEETLES tem como objetivo melhorar o tamanho das populações, a área de distribuição e o estatuto de conservação de três espécies de escaravelhos endémicos: o Tarphius floresensis (escaravelho-cascudo-da-mata), na ilha das Flores; o Pseudanchomenus aptinoides (laurocho), na Ilha do Pico; e o Trechus terrabravensis (carocho-da-terra-brava), na Ilha Terceira.

Esta exposição visa mostrar ao público um lado diferente dos insetos, procurando alterar a perceção negativa que lhes é frequentemente associada. Foca-se não apenas nas três espécies-alvo do projeto, mas também noutros insetos endémicos que são únicos nos Açores – e, em alguns casos, exclusivos das ilhas onde ocorrem.

Pretende-se ainda sensibilizar para a importância que estes seres vivos desempenham na natureza, seja através da polinização, dispersão de sementes ou decomposição da matéria orgânica, bem como na vida humana, contribuindo para a alimentação, vestuário e até para a saúde. Qualquer perturbação significativa pode causar desequilíbrios com consequências ecológicas, ambientais e económicas. Pelo papel essencial que desempenham nos ecossistemas, os insetos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio natural.

Exposições de macrofotografia no contexto da entomologia são raras a nível internacional. Nos Açores, esta é apenas a segunda vez que se realiza uma iniciativa deste género e a primeira na ilha das Flores com fotografias de insetos a este nível de detalhe e qualidade. A exposição estará patente no Jardim Municipal das Lajes das Flores até ao mês de junho.

No final da visita, poderá deixar a sua opinião através de um breve inquérito, acessível através do código QR presente no totem principal da exposição ou através do link  .