O projeto LIFE BEETLES, tem vindo a intervir, no âmbito da ação C.4, nas ribeiras das Lajes da Flores, com o objetivo de melhorar o 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 da espécie-alvo do projeto: o 𝘛𝘩𝘢𝘳𝘱𝘩𝘪𝘶𝘴 𝘧𝘭𝘰𝘳𝘦𝘴𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴 – o cascudo-da-mata, na ilha das Flores.
Na Ribeira do Fundão, os trabalhos centram-se na criação de bolsas de restauro de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 que, a longo prazo, permitirão estabelecer um corredor ecológico entre as áreas de intervenção no planalto da ilha das Flores e a zona periurbana das Lajes.
Para além do controlo de espécies invasoras, da plantação de árvores endémicas e de herbáceas nativas, destacamos hoje o melhoramento de acessos entre as bolsas de restauro.
Para tal, procurou-se implementar Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que permitem o aproveitamento de recursos endógenos e de sobrantes vegetais resultantes da desobstrução do leito da ribeira. Paralelamente, estas estruturas contribuem para a estabilização do leito e minimizam o impacto das escorrências torrenciais e dos deslizamentos de terras ao longo das margens.