Já se encontra instalada, no Jardim Municipal de Santa Cruz das Flores, a exposição ao ar livre de macrofotografia LIFE BEETLES: Pequenos em Grande.

Esta exposição, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do LIFE BEETLES, tem como objetivo mostrar ao público um lado diferente dos insetos, procurando contrariar a perceção negativa que frequentemente lhes é associada. O enfoque incide não só nas três espécies-alvo do projeto, mas também noutros insetos endémicos, únicos nos Açores – alguns deles exclusivos das ilhas onde ocorrem.

Pretende-se ainda sensibilizar para a importância que estes seres vivos desempenham na natureza, seja através da polinização, da dispersão de sementes ou da decomposição da matéria orgânica, ou, em relação ao ser humano, na alimentação, no vestuário e até na saúde. Qualquer perturbação significativa pode causar desequilíbrios com consequências ecológicas, ambientais e económicas. Através dos diversos papeis que desempenham nos ecossistemas, os insetos são essenciais à manutenção do seu equilíbrio.

Exposições de macrofotografia com foco em entomologia são raras a nível internacional. Nos Açores, esta é apenas a segunda vez que se realiza uma mostra deste género, sendo a primeira vez que, na ilha das Flores, se apresentam fotografias de insetos a neste nível de detalhe e qualidade. A exposição estará patente no Jardim Municipal de Santa Cruz até ao final do mês de setembro.

No final da sua visita, os visitantes são convidados a partilhar a sua opinião, respondendo a um breve inquérito disponível através de um código QR no totem principal da exposição, ou diretamente através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezPDMVKspWddQFilYMujNiqdRnttyHmGVgdacN7Zx0CdcJHw/viewform .