No passado mês de junho, o projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, em colaboração com o Grupo da Biodiversidade dos Açores, promoveu uma ação de observação de borboletas noturnas.
A iniciativa teve como objetivo sensibilizar o público para a importância dos insetos e artrópodes nas nossas vidas, bem como para a diversidade que pode ser encontrada em locais comuns, neste caso, num miradouro conhecido da população local.
Durante a atividade, para além de borboletas noturnas (mariposas), foram observadas várias outras espécies de artrópodes, incluindo aranhas (8 espécies), escaravelhos (2 espécies), bichos de conta, formigas, lagartas de borboleta, entre outros. Foram também demonstradas várias técnicas de observação de artrópodes, permitindo aos participantes aprender a identificar algumas das espécies mais comuns.
A atividade prolongou-se além do tempo previsto, reflexo do entusiasmo dos participantes, tornando-se um momento de partilha de conhecimentos e experiências. No final, todos os envolvidos ficaram mais sensibilizados para a riqueza da biodiversidade local e para a importância da conservação das espécies de insetos nos Açores.