Durante o mês de dezembro, o projeto LIFE BEETLES marcou presença nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais das ilhas Terceira e do Pico. Esta participação constituiu uma oportunidade de apresentar aos conselheiros os principais resultados obtidos ao longo da vigência do projeto.

Na ilha Terceira, destacou-se o cumprimento da meta de plantação de 10 mil árvores nativas e endémicas no eucaliptal das Furnas do Enxofre, bem como a remoção de cerca de 9 mil eucaliptos, permitindo o desenvolvimento do sub-bosque no eucaliptal Algar do Carvão.

Na ilha do Pico, sobressaíram as boas práticas no controlo precoce de espécies invasoras, em particular da conteira, nas áreas mais pristinas, assim como a plantação de cerca de 11 500 árvores endémicas na Lagoa do Caiado

A participação nestas reuniões anuais constitui uma excelente estratégia para envolver as partes interessadas no projeto, bem como para estimular a discussão e a troca de ideias e preocupações, que podem contribuir para a divulgação, a integração e a resolução de problemas operacionais durante a implementação do projeto.