Em 2021, a recentemente criada Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, e os projetos LIFE STOP Cortadeira e LIFE INVASAQUA lançaram o desafio de organizar a 2ª Semana Nacional de Espécies Invasoras (SNEI) e 1ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras (SIEI), de 29 de Maio a 6 de Junho.

Para tal a Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras convidou várias entidades para aderir a esta iniciativa, propondo uma ou mais atividades, a desenvolver durante esta semana.

A ideia é reunir numa plataforma comum todas as atividades organizadas durante a 2ª SNEI/1ª SIEI, aumentando a visibilidade da iniciativa. Pedem então a ajuda de todos na divulgação da SIEI de forma a “invadir as redes sociais”, tanto antes como depois (e.g., posts, partilhas, comentários, fotografias, pequenos vídeos, convidar amigos, etc.) e chegar ao maior número de pessoas possível, incluindo a quem nunca ouviu falar de invasões biológicas!

Desta forma os projetos LIFE BEETLES e LIFE VIDALIA decidiram participar com a elaboração de um pequeno vídeo, nas redes sociais dos projetos, sobre a problemática da flora invasora nos jardins comuns, dinamizado por especialistas nas áreas da entomologia e flora dos Açores.

Este vídeo irá para o ar no dia 2 de Junho como parta da 2ª Semana Nacional de Espécies Invasoras e 1ª Semana Ibérica de Espécies Invasoras.

https://www.invasoras.pt/pt/siei2021