A equipa operacional da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito do projeto LIFE BEETLES, efetuou o controlo da espécie invasora 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮 no Mistério da Prainha, na ilha do Pico.
Este controlo veio no seguimento da deteção da espécie aquando da monitorização de uma das áreas de intervenção mais pristinas na ilha, e onde ocorre a espécie-alvo do projeto: o laurocho (𝘗𝘴𝘦𝘶𝘥𝘢𝘯𝘤𝘩𝘰𝘮𝘦𝘯𝘶𝘴 𝘢𝘱𝘵𝘪𝘯𝘰𝘪𝘥𝘦𝘴).
No total, foram removidos, manualmente, cerca de 240 kg desta espécie. Devido às suas características, em que cada ramificação pode facilmente enraizar, a sua remoção é um processo moroso e cuidado, por forma a se tornar eficaz a longo prazo.
A 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮 é uma espécie que tem sido introduzida nos Açores com fins ornamentais, mas que se tornou invasora, ameaçando a colonização por espécies nativas ou se sobrepondo a estas.
Área de intervenção do Mistério da Prainha (início do trilho Caminho dos Burros) onde foi detetada a presença da espécie invasora 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮 e efetuado o seu controlo.
Trabalho da equipa operacional durante a remoção da espécie invasora no início do trilho Caminho dos Burros, no Mistério da Prainha.
Resultado final do trabalho da equipa operacional após a remoção da espécie invasora no início do trilho Caminho dos Burros, no Mistério da Prainha.
Área com vegetação nativa e com a invasora 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮, antes da intervenção.
Área com vegetação nativa e com a invasora 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮, depois da intervenção.
Espécie invasora 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘪𝘤𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘤𝘢𝘱𝘪𝘵𝘢𝘵𝘶𝘮 (flor cor-de-rosa) competindo pelo espaço de outras espécies nativas.