Nos passados dias 15 e 20 de Abril de 2021, o projeto LIFE BEETLES deu continuidade às ações de capacitação dos Técnicos de Educação Ambiental da empresa parceira do projeto, Azorina S.A..

As duas sessões tiveram lugar online, via plataforma Teams, e contaram com a presença de 17 participantes de várias ilhas dos Açores.

Durante a formação, foram apresentadas várias curiosidades e recursos pedagógicos sobre o mundo dos artrópodes, bem como técnicas de sensibilização que podem ser utilizadas no decorrer de atividades de educação ambiental.

O objetivo da capacitação foi alargar o interesse e o à vontade dos técnicos no processo de desmistificação de conceitos negativos associados a estes animais. Desta forma, este evento surge como meio para tornar os técnicos mais aptos aquando da realização de atividades no âmbito LIFE BEETLES com escolas e público em geral.

Além da utilização de ferramentas de pergunta-resposta da própria plataforma Teams durante as apresentações, os participantes foram ainda desafiados a concluir um trabalho de grupo em direto, onde tiveram de defender um artrópode que lhes foi atribuído.

O balanço geral indica que a capacitação foi bem sucedida e o retorno dos participantes foi bastante positivo.

Fica o registo de um pequeno momento do desafio final: um debate entre dois grupos de artrópodes, a Mosca e o Escaravelho!

Obrigada a todos os participantes.