O projeto LIFE BEETLES promoveu um conjunto de ações de educação ambiental, inserido nos programas de férias dos Municípios das Lajes do Pico e de São Roque do Pico, e da Junta de Freguesia da Prainha.
Ao longo de nove sessões, 56 crianças tiveram a oportunidade de participar nas atividades “Caminhar pela Biodiversidade”, “BEETLES 𝘗𝘢𝘱𝘦𝘳” e “Entomólogo por um dia”, as quais fazem parte das atividades de educação ambiental promovidas pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
Pesquisar pequenos seres vivos nas rochas, no solo e nos troncos das árvores, parar e escutar os sons da floresta, observar insetos à lupa e procurar pistas escondidas no parque foram alguns dos desafios propostos. As crianças tiveram ainda a oportunidade de participar numa ação de voluntariado, ajudando na plantação de 150 plantas endémicas, na Lagoa do Caiado.
De uma forma descontraída e divertida, é possível contribuir para uma maior literacia sobre o mundo natural, em particular sobre a importância dos insetos para os ecossistemas, que a longo prazo irão cuidar melhor da nossa Natureza!