Fará também parte do painel de oradores Peter J. Stephenson através da apresentação do tema “Monitorização de espécies para conservação da natureza”.

Peter J. Stephenson vive na Suíça e é Presidente do Grupo de Especialistas de Monitorização de Espécies da Comissão para a Sobrevivência das Espécies da IUCN, investigador no Laboratório de Biologia da Conservação da Universidade de Lausanne, e consultor independente de conservação e sustentabilidade.

Está envolvido em investigação e conservação de espécies há mais de 30 anos. Depois do seu doutoramento sobre tanreques em Madagáscar, trabalhou para a Scottish Natural Heritage nos Cairngorms, para a WWF na República Democrática do Congo e na Tanzânia, e para a Conservation International em Côte d’Ivoire.

De seguida, estabeleceu e geriu programas de elefantes, grandes símios e rinocerontes para o Programa África e Madagáscar do WWF. Entre 2007 e 2016, foi Diretor do Departamento de Estratégia e Desempenho de Conservação da WWF Internacional, onde impulsionou a gestão baseada em resultados em toda a rede, introduzindo sistemas de monitorização que mediram a concretização dos programas prioritários e objetivos globais da WWF pela primeira vez na história da organização.

Peter foi recentemente Consultor Sénior, Monitorização, na equipa de Ciência e Conhecimento da IUCN e Investigador Sénior na ETH Zürich. Para além de dirigir o Grupo de Especialistas de Monitorização de Espécies, é membro dos grupos de especialistas da Comissão para a Sobrevivência das Espécies da IUCN para Primatas e Afrotheria e da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN.