Reconhecido investigador insular, Paulo Borges junta-se ao grupo de oradores deste workshop com o tema “Uma nova ferramenta para avaliar a condição ecológica das florestas nativas dos Açores: IBI – Índices Bióticos de Integridade”.

Paulo Borges doutorou-se em Ecologia de insetos pela Universidade de Londres em 1997. Atualmente é Investigador do Grupo da Biodiversidade dos Açores, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (GBA-cE3c) e docente da Universidade dos Açores (FCAA). É também o Investigador Responsável da Infraestrutura de Biodiversidade Online mais antiga de Portugal (2006), o AZORESBIOPORTAL (http://azoresbioportal.uac.pt/).

Tem desenvolvido a sua atividade de investigação na área da Macroecologia e Conservação de artrópodes em sistemas insulares, com particular foco nos mecanismos ecológicos que potenciam a conservação da biodiversidade em ilhas. A par da atividade de investigação, tem sido coordenador geral ou temático (conservação da natureza) de numerosos trabalhos de consultoria e apoio técnico-científico a projetos relacionados com a conservação da natureza em ilhas e quantificação do valor de áreas protegidas através de um projeto icónico (BALA – Biodiversidade dos Artrópodes da Laurissilva dos Açores), tendo desenhado protocolos e indicadores para a monitorização de artrópodes em sistemas insulares.

Possui um total de 540 publicações, sendo de realçar 210 em revistas internacionais. De salientar ainda a publicação de vários livros nacionais como autor (4) ou editor (11).