A apresentação do tema “A implementação dos projetos LIFE como ferramenta de conservação da natureza nos Açores” será efetuada pela Cátia Freitas.

Cátia Freitas é Mestre em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, pela Universidade dos Açores. De 2012 a 2019, exerceu funções de técnica superior no Jardim Botânico do Faial, onde foi responsável pela implementação técnica, nesta instituição, dos projetos PCT-MAC BIOCLIMAC, CWR, Zephyr e PCT-INTERREG MACFLOR (MAC/4.6d/190). Durante esse período, coordenou ainda os trabalhos do Banco de Sementes dos Açores, sediado nesse Jardim Botânico.

De 2019 a 2021, foi Gestora-adjunta do projeto LIFE VIDALIA (LIFE17 NAT/PT/000510), que atuava em três ilhas dos Açores na conservação de duas espécies endémicas ameaçadas, a Azorina vidalii e o Lotus azoricus.

Em 2021, deixou o projeto LIFE VIDALIA para chefiar a Divisão de Fauna e Flora Selvagens da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Desde janeiro de 2022, desempenha funções de técnica superior na referida Divisão, bem como de coordenadora do Banco de Sementes dos Açores.