Começamos por lhe apresentar a nota biográfica da oradora que pertence ao projeto anfitrião deste workshop e que nos irá apresentar o tema “LIFE BEETLES: o primeiro projeto de conservação de insetos nos Açores”:

Natural de Lisboa, Maria Teresa Ferreira fez o seu percurso académico na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, licenciando-se em Biologia Animal (2005). Após um ano a trabalhar com uma bolsa de Iniciação à Investigação Científica na Universidade dos Açores (2006), obteve uma bolsa pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para prosseguir os seus estudos no estrangeiro, obtendo um Mestrado (2008) e posteriormente um Doutoramento (2011) pela Universidade da Florida nos Estados Unidos, especializando-se na área de Entomologia.

Desde cedo sempre sentiu uma profunda curiosidade pelos insetos e artrópodes tendo realizado, já nos tempos da universidade, trabalho voluntário com o Laboratório de Entomologia, aguçando ainda mais o seu interesse. Desde então, já trabalhou na área de entomologia urbana, com o Grupo da Biodiversidade dos Açores, abordando a temática das térmitas. Mais tarde, depois de concluir o doutoramento, investigou o impacto das alterações climáticas na biodiversidade dos Açores, tanto de flora como de artrópodes, publicando vários estudos nessa área (projeto IMPACTBIO).

Realizou um pós-doutoramento, onde analisou o impacto das alterações climáticas na produção de tangerinas, e liderou a candidatura, sendo Investigadora Principal, do projeto PASTURCLIM, onde se analisou o impacto das alterações climáticas na produção e carácter nutritivo das pastagens dos Açores.

Seguindo sempre o seu interesse pelos insetos, desenvolveu a sua investigação direcionada para o estudo da entomologia, tendo sido convidada em 2020 a gerir o primeiro projeto de conservação de insetos nos Açores, o projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, onde concentra o seu interesse, não só na conservação das espécies alvo do projeto, mas também na desmistificação da perceção negativa normalmente associada a este grupo de seres vivos.