Hoje tivemos a oportunidade de reunir o conselho consultivo para discutirmos os assuntos mais desafiantes do projeto. Contamos com a presença de vários especialistas na área da conservação da natureza, nomeadamente:

Paulo Borges – Líder do Grupo de Biodiversidade dos Açores e Co-Presidente do Grupo de Especialistas em Invertebrados das ilhas do Atlântico Médio (MAIISG)

Vicky Wilkins – Co-Presidente do Grupo de Especialistas em Invertebrados das ilhas do Atlântico Médio (MAIISG)

Axel Hochkirch – Presidente do Comité de Conservação de Invertebrados da SSC IUCN

PJ Stephenson – Presidente do Grupo de Especialistas de Monitorização de Espécies da SSC IUCN

António Machado – Entomologista das Ilhas Canárias e Editor-chefe do Journal of Nature Conservation

Também estiveram presentes os membros da Equipa de Gestão do Projeto LIFE BEETLES bem como os representantes dos Parques Naturais de Ilha.

As reuniões do conselho consultivo inserem-se na Ação F.2 – Governança e Conselhos Consultivos, que tem por objetivo melhorar a implementação dos trabalhos do projeto, dando continuidade às boas práticas de governança que possam ajudar a mitigar eventuais problemas, através do aconselhamento de especialistas da área.

Nesta primeira reunião deu-se início às orientações dos especialistas relativas aos temas de controlo de espécies invasoras, nomeadamente Hedychium gardnerianum, aplicação de estratégias e soluções baseadas na natureza (NBS) em áreas de intervenção específicas e técnicas de melhoramento dos métodos de sensibilização.

Queremos agradecer a todos os envolvidos pela discussão construtiva das várias temáticas, incidindo essencialmente na procura de soluções para as ações práticas de conservação.

Aproveitamos esta partilha de conhecimentos para podermos implementar as melhores práticas de governança e de execução das ações, por forma a alcançarmos os nossos objetivos e contribuirmos positivamente para a preservação dos nossos invertebrados!