O projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, desenvolveu um jogo de tabuleiro, BEETLES & Companhia, com o objetivo de consciencializar os alunos da Região para a importância dos insetos e dar a conhecer um pouco mais sobre o mundo dos artrópodes.
O jogo surgiu no âmbito da ação E.1. do projeto, que visa comunicar e sensibilizar o público para a conservação da natureza e estimular o interesse pela entomologia, de forma didática e divertida.
BEETLES & Companhia conta com 10 personagens diferentes (10 artrópodes), incluindo os 3 escaravelhos endémicos alvos do projeto, incorporando as características específicas de cada um e motivando os alunos a aprender mais sobre as relações ecológicas destes seres vivos, entre si e com o meio envolvente. Através de superpoderes especiais, métodos de ataque e de defesa, o objetivo do jogo é fazer o artrópode escolhido sobreviver até ao final do labirinto. O percurso do jogo é uma constante analogia com as ameaças ambientais que estes animais atravessam no mundo real.
O jogo já se encontra disponível para requisição através do formulário online: https://bit.ly/3PqGkDO.
A longo prazo, o jogo será disponibilizado por todas as escolas da Região, de forma a que os alunos e docentes possam usufruir do mesmo, de forma independente.