O projeto LIFE BEETLES tem vindo a estabelecer acordos de custódia de natureza com entidades públicas e privadas, como municípios e empresas de animação turística.
O objetivo é incutir nestas entidades um compromisso ativo nas ações de conservação da natureza, em porções de áreas de intervenção do projeto, promovendo uma gestão integrada da preservação dos 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 das espécies-alvo.
No passado dia 2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, o projeto LIFE BEETLES e o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Pico uniram-se a uma das empresas de animação turística com a qual o projeto estabeleceu um acordo de custódia da natureza, para realizar uma plantação de espécies endémicas nas margens da Lagoa do Caiado. No total foram plantadas 102 plantas: 82 cedros-do-mato (𝘑𝘶𝘯𝘪𝘱𝘦𝘳𝘶𝘴 𝘣𝘳𝘦𝘷𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢) e 40 urzes (𝘌𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), sendo que 70 destas plantas representaram apadrinhamentos por parte de alguns dos clientes da empresa.
Esta foi uma excelente oportunidade de assinalar a efeméride e contribuir para a diminuição da pegada ecológica inerente à atividade turística da empresa, sendo esta oficialmente responsável pela plantação e manutenção destes espécimes, por um período mínimo de 5 anos.