A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu uma ação de capacitação em Técnicas de Engenharia Natural na ilha de São Miguel, desenvolvida pelo projeto LIFE BEETLES.

Ao longo de 4 dias, técnicos superiores, gestores de projeto, vigilantes da natureza e assistentes operacionais, num total de 20 formandos, tiveram a oportunidade de participar nesta ação teórico-prática.

O programa incluiu uma visita aos viveiros de plantas nativas em Santo António do Nordestinho, bem como trabalho prático na Área de Intervenção da Mata dos Bispos, onde o projeto LIFE IP AZORES NATURA, com o apoio do parceiro SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves), tem vindo a efetuar trabalhos de restauro de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵.

A formação teve como objetivo a capacitação das equipas do projeto LIFE BEETLES, de forma a permitir uma melhor avaliação das necessidades de intervenção no terreno, a implementar técnicas de engenharia natural e a procurar soluções baseadas na natureza para o restauro e reabilitação de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵.

Ao longo da formação foram construídos 25 metros de paliçadas com o propósito de controlo de erosão de solo,  12 metros de uma faxina para redireccionamento de águas pluviais, 10 micro açudes para retenção de sedimentos e redução de energia das águas pluviais e, por fim, foram ainda plantadas 77 plantas nativas.

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas considera a formação e valorização dos seus recursos humanos essenciais para assegurar uma correta monitorização e intervenção em todas as matérias e áreas de intervenção desta entidade, congratulando-se com os resultados obtidos.

1. Paliçada e Faxina

2. Micro-açudes

3. Viveiros de Santo António do Nordestinho; Componente teórica e Foto de grupo