O projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, promoveu a sua reunião anual de conselheiros (Advisory Board meeting) previsto na Ação F.2 – Governança e Conselhos Consultivos, este ano num formato misto (presencial e online), na ilha Terceira.

Este grupo de conselheiros tem como missão analisar e discutir, sob uma perspetiva técnico-científica, as propostas do projeto e os desenvolvimentos e resultados obtidos com os trabalhos operacionais de conservação de natureza.

Esta reunião juntou a equipa do projeto, os Diretores dos Parques Naturais de Ilha, profissionais especialistas na área da conservação da natureza e da entomologia, bem como membros do Grupo de Monitorização de Espécies da IUCN, membros do MAIISG (Mid-Atlantic Island Invertebrate Specialist Group) e membros do CPSP – IUCN (Conservation Planing Specialist Group).

Na reunião foi efetuada uma apresentação do projeto, detalhando o trabalho realizado até ao momento e os resultados obtidos. Debateu-se sobre os principais desafios do projeto e apresentou-se novas ferramentas na monitorização das espécies de invertebrados. Durante a tarde, foi efetuada uma visita às áreas de intervenção, onde foi possível ver in loco os trabalhos de campo efetuados até ao momento.