Com as temperaturas a descer e o inverno a instalar-se, muitas vezes observamos que a quantidade de pequenas criaturas voadoras e rastejantes começa a diminuir. Isto pode levar-nos a questionar o que acontece aos insetos durante os meses de inverno. Hoje, o LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esclarece estas dúvidas.

Temperaturas abaixo dos 10 graus podem ser fatais para os insetos, no entanto, muitas espécies adotam várias estratégias para evitar as temperaturas baixas.

Algumas espécies migram, sendo que um dos exemplos mais conhecido é o da borboleta-monarca, que migra do Canadá e América do Norte até ao México para passar o inverno com temperaturas mais amenas. No entanto, muitos insetos permanecem no seu habitat durante o inverno, usando várias estratégias para se protegerem do frio. Algumas espécies ficam menos ativas durante o inverno, outras, como alguns escaravelhos, passam os meses frios como larvas, sobrevivendo no solo.

Outra estratégia usada por insetos é a diapausa, uma espécie de hibernação, em que estes entram num estado de dormência durante os meses mais frios. Um exemplo disto são as joaninhas que se enterram no solo e ficam dormentes à espera das temperaturas mais elevadas da primavera.

Em geral, muitos insetos conseguem sobreviver a temperaturas baixas, principalmente se estas forem estáveis, acima dos 0 °C, como acontece nos Açores. Portanto, é normal que se veja menos atividade dos insetos durante os meses mais frios, mas eles não desaparecem e continuam a cumprir o seu papel crucial para os ecossistemas!