O projeto LIFE BEETLES participou recentemente nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais das ilhas do Pico e Terceira, de acordo com o previsto na Ação F.2 – Governança e Conselhos Consultivos.

Esta foi uma oportunidade de apresentar aos conselheiros a evolução das diversas ações a decorrer nestas ilhas, nomeadamente a remoção controlada de 460 eucaliptos na ilha Terceira (junto ao Algar do Carvão), a plantação de cerca 2100 plantas endémicas junto da Lagoa do Caiado na ilha do Pico, e a remoção/controlo de cerca de 10 toneladas de espécies invasoras nas áreas de intervenção do Pico e Terceira. Foram também respondidas algumas questões relacionadas com o projeto, sobretudo no âmbito das metodologias utilizadas no combate às espécies invasoras e os possíveis impactos nos ecossistemas.

A presença nestas reuniões anuais são uma excelente ferramenta para envolver as diferentes partes interessadas (𝘴𝘵𝘢𝘬𝘦𝘩𝘰𝘭𝘥𝘦𝘳𝘴) no projeto, bem como para promover a discussão e integração de ideias e preocupações que poderão contribuir para disseminação, integração e resolução de problemas operacionais que o projeto poderá enfrentar ao longo da sua implementação.