Com a chegada da primavera, chegam também os insetos polinizadores. Estes pequenos seres essenciais à vida promovem a reprodução das plantas, inclusive da flora endémica dos Açores!

É o caso desta árvore de ginjeira-brava (𝘗𝘳𝘶𝘯𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢) que foi visitada por uma abelha-europeia (𝘈𝘱𝘪𝘴 𝘮𝘦𝘭𝘭𝘪𝘧𝘦𝘳𝘢), cujas patas posteriores estão adaptadas para o transporte de pólen – como se pode reparar nas imagens.

Estas fotografias foram captadas na ilha das Flores, onde apenas se conhece um único exemplar de ginjeira-brava em estado natural, que se encontra na zona periurbana das Lajes das Flores, numa das áreas de intervenção do LIFE BEETLES. No âmbito do projeto, pretende-se promover a disseminação desta e de outras plantas endémicas ao longo da área de intervenção, por forma a melhorar a qualidade deste 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵.

As abelhas que coletam o pólen e o espalham de flor em flor, permitem a reprodução cruzada das plantas, o que resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes que, futuramente, produzirão novas plantas! Todo este processo contribui para a manutenção da nossa biodiversidade, bem como de vários bens e serviços dos quais dependemos, como é o caso da agricultura e da nossa alimentação.