No passado dia 22 de março, os projetos LIFE BEETLES e  LIFE IP AZORES NATURA participaram, online, no 3.º 𝘞𝘰𝘳𝘬𝘴𝘩𝘰𝘱 na Bacia da Macaronésia, sob o tema “Soluções e mitigação das perdas de biodiversidade causadas pelas alterações climáticas”.

Durante este 𝘸𝘰𝘳𝘬𝘴𝘩𝘰𝘱, os projetos LIFE BEETLES e LIFE IP AZORES NATURA, ambos coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, foram convidados a apresentar os seus projetos e o seu contributo para a conservação da natureza nos Açores, bem como o seu impacto na preservação da biodiversidade e na luta contra as alterações climáticas.

Foram debatidas as boas práticas que geram resultados bem-sucedidos, abordaram-se canais que podem ser utilizados para facilitar a sensibilização das populações e ainda as políticas que se podem ser implementadas com êxito, no âmbito dos objetivos relacionados com a biodiversidade e adaptação climática.

O projeto LIFE BEETLES pretende melhorar a disponibilidade e qualidade de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 de três espécies de escaravelhos endémicos nos Açores, num contexto de adaptação às alterações climáticas.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA pretende melhorar, até 2027, o estado de conservação de 32 espécies de fauna e flora, e 13 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵𝘴, que se encontram ameaçados de acordo com a Diretiva Aves e Habitats.