O projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como um dos seus objetivos a criação de estruturas verdes, em zonas periurbanas, para melhoramento do habitat da espécie-alvo do projeto, o escaravelho-cascudo-da-mata (Tarphius floresensis).

Esta ação passa pela renaturalização de zonas em ribeiras, com a remoção de espécies de flora invasora, e posterior plantação de espécies endémicas. No entanto, muitas destas zonas onde a remoção das espécies invasoras é realizada, situam-se em taludes ingremes.

Por forma a estabilizar estes taludes, são utilizadas soluções baseadas na natureza (engenharia natural). Reaproveitando a madeira de árvores invasoras, como é o caso do incenso (Pittosporum undulatum), foram montadas várias estruturas, nos taludes da ribeira, nas zonas de intervenção, nomeadamente fascinas e paliçadas.

Estes tipos de estruturas ajudam a evitar deslizamento de terras, permitindo estabilizar o solo, para que as plantações de espécies endémicas tenham tempo para criar raízes para segurar os solos de forma natural.