A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da equipa do projeto LIFE BEETLES, recebeu um grupo de alunos da Universidade de Educação de Karlsruhepro e realizou uma visita de estudo e ação de voluntariado ambiental, com o objetivo de lhes dar a conhecer, e envolvê-los, nos trabalhos de conservação realizados na Região.
A atividade consistiu numa visita interpretativa à Área de Intervenção do Mistério da Prainha, onde foram apresentados os objetivos do projeto, as principais espécies de flora nativa e como é feito o trabalho de monitorização das espécies de insetos e avaliado o Índice de Integridade Biótica dos 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 em causa.
Seguiu-se uma ação de voluntariado ambiental na Área de Intervenção da Lagoa do Caiado, onde está em curso a renaturalização de uma antiga pastagem.
No total, foram plantadas cerca de 280 plantas endémicas como o cedro-do-mato (𝘑𝘶𝘯𝘪𝘱𝘦𝘳𝘶𝘴 𝘣𝘳𝘦𝘷𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢), a uva-da-serra (𝘝𝘢𝘤𝘤𝘪𝘯𝘪𝘶𝘮 𝘤𝘺𝘭𝘪𝘯𝘥𝘳𝘢𝘤𝘦𝘶𝘮) e o folhado (𝘝𝘪𝘣𝘶𝘳𝘯𝘶𝘮 𝘵𝘳𝘦𝘭𝘦𝘢𝘴𝘦𝘪). Foi ainda efetuada a manutenção de plantações realizadas anteriormente, controlando o avanço das ervas daninhas e repondo estacas de suporte ao plantio.
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas agradece a todos os participantes e aposta na promoção da cidadania ativa através dos seus programas de educação e sensibilização ambiental inseridos nos projetos LIFE a decorrer na Região.