A “invasão” ocorreu no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e no Centro de Visitantes da Gruta das Torres nas festividades do fim de semana passado.

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas levou a cabo duas ações de sensibilização ambiental, uma na ilha das Flores e outra no Pico, relacionadas com a temática do projeto LIFE BEETLES: insetos, aranhas e artrópodes em geral. As atividades começaram com uma breve introdução das mais-valias destes seres vivos e a sua importância nos ecossistemas.

No Pico, seguiu-se uma exploração na Gruta das Torres, onde se encontraram imensas teias, pequenas aranhas, insetos, milípedes, centopeias e moluscos. O entusiasmo dos participantes não se ficou pela diversidade de fauna, tendo em conta a sua curiosidade acerca dos briófitos (musgos), fetos e líquenes que cobriam as rochas e árvores ao longo da escadaria de acesso à Gruta. Por fim, realizou-se uma oficina de decorações, com recurso a elementos naturais, inspiradas nos insetos encontrados.

Nas Flores, foi também realizada uma oficina, mas neste caso de máscaras, com recurso a materiais reutilizáveis. É importante sensibilizar as crianças para a utilização de embalagens que têm como destino o ecoponto, demonstrando que, para além da importância da reciclagem, podemos dar uma nova vida às embalagens através da sua reutilização. Desta forma, os participantes foram desafiados a dar asas à imaginação para construírem uma máscara mais amiga do ambiente sem comprometer a diversão da festividade.

Os insetos têm geralmente uma conotação negativa associada. Através da realização destas atividades, pretendeu-se desmistificar este negativismo, mostrando como estes bichinhos podem ser interessantes e divertidos.

Atividade “Há Bichos na Gruta” na ilha do Pico

Atividade “Há Bichos no Centro” na ilha das Flores