No âmbito do projeto LIFE BEETLES, os trabalhos concretos de conservação passam por várias etapas, desde o controlo de flora invasora, à aplicação de soluções baseadas na natureza até à plantação de flora endémica. Todas estas ações têm como objetivo melhorar as condições do habitat de cada escaravelho endémico, alvo do projeto.

Neste contexto, definiram-se múltiplas ações-chave a cumprir ao longo dos 5 anos do projeto, as quais podem ser AQUI consultadas.

Na semana passada deu-se início a uma das principais ações de renaturalização de áreas de habitat potencial do escaravelho endémico da ilha Terceira, o Carocho-da-terra-brava (Trechus terrabravensis). Os trabalhos consistiram no início do desmanche de eucaliptais, inclusos nas áreas de intervenção estabelecidas para o projeto, de acordo com a ação C.2 “Trabalhos piloto para o aumento da conetividade de habitat para o Trechus terrabravensis, num contexto de alterações climáticas”. Nestes locais, pretende-se futuramente restabelecer ligações ecológicas, originais da macaronésia, com a plantação de flora endémica e monitorização periódica de focos de flora invasora. A madeira resultante do desmanche dos eucaliptos será reaproveitada para outros trabalhos, quer para a aplicação de soluções baseadas na natureza, ainda em contexto do projeto, quer para o fornecimento e abastecimento de comércio local que recorra a esta matéria prima.

Aqui ficam alguns registos fotográficos dos primeiros trabalhos de desmanche dos eucaliptais terceirenses.