O projeto LIFE BEETLES participou, no passado dia 9 fevereiro, no desfile de Carnaval da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, sob o tema “Biodiversidade: A importância dos Insetos”.

Um dos grandes objetivos do projeto passa pela mudança da perceção negativa, normalmente, associada aos insetos (e artrópodes em geral). Para tal, são promovidas várias ações junto do público escolar, através da Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Este ano, o projeto LIFE BEETLES foi mais longe e aproveitou o desfile de Carnaval para sensibilizar a comunidade local para a importância destes seres vivos. Após um trabalho próximo com a EB1/JI das Ribeiras, onde se trabalhou o tema e observou insetos à lupa, os alunos escolheram e construíram as suas fantasias com o apoio dos técnicos do projeto e restante comunidade escolar. Foram, também, construídos cartazes com frases alusivas ao papel dos insetos nos ecossistemas, por forma a sensibilizar a comunidade.

O envolvimento e entusiasmo dos alunos foram excecionais e acreditamos que o resultado final foi positivo! Um especial agradecimento às professoras Cristina Silva e Elisabete Oliveira, bem como aos pais que contribuíram com alguns dos materiais!