No passado mês de julho decorreu, na ilha do Pico, o VIII ACARAL (Acampamento Regional de Alcateias) organizado pela Junta Regional dos Açores e pela Junta de Núcleo do Pico do Corpo Nacional de Escutas.

O evento contou com a presença de cerca de 400 lobitos, organizados em diferentes equipas, que tiveram a oportunidade de participar na atividade “Insetos à Lupa”, promovida pelo projeto LIFE BEETLES, ao longo de três dias repletos de atividades ao ar livre.

As reações dos participantes foram as mais variadas, destacando a admiração dos participantes ao descobrir o aspeto das estruturas bocais dos pequenos escaravelhos, à lupa!

De relembrar que o projeto LIFE BEELTES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como um dos seus objetivos a mudança de perceção, muitas vezes negativa, em relação aos insetos. Um contacto mais próximo com estes seres vivos, a identificação das diversas espécies e o melhor entendimento da sua importância, são aspetos essenciais para a mudança de comportamento face aos insetos em geral e, a longo prazo, reflete-se numa melhor capacidade para alterar o comportamento face à proteção da natureza em geral.